Objetivos
Um técnico/a de Instalação e Gestão de Redes deve ser capaz de:

Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.

Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.

Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.

Enquadramento
Hoje em dia a informática domina todas as áreas das nossas vidas. Todas as estruturas de informação essencial à nossa sociedade estão organizadas em rede, logo a profissão de técnico de redes é neste momento absolutamente emergente. Assim é essencial formar profissionais que estejam aptos a efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos podem ser consultados Aqui

À carga horária da formação tecnológica podem ser acrescidas 210 horas de formação prática em contexto de trabalho, sendo esta de caráter obrigatório para o adulto que não exerça atividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma atividade profissional numa área afim.
Destinatários
Os cursos EFA, através de uma oferta integrada de educação e formação, visam a qualificação profissional e/ou escolar de adultos para potenciar as suas condições de empregabilidade.

Destinatários:

Candidatos com idade igual ou superior a 23 anos. Candidatos com o 9º Ano de Escolaridade ou Superior, sem conclusão do ensino secundário (para cursos de dupla certificação);

Candidatos com 12º ano, para cursos que visem apenas a qualificação profissional.

Certificação:

Conferem uma certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de qualificações (QNQ) e equivalência ao 12º ano, o que possibilita o prosseguimento de estudos para o ensino superior (no caso de cursos de dupla certificação);

No caso de cursos EFA apenas com componente tecnológica, confere uma certificação profissional de nível 4 do QNQ

Observações
Bolsa e subsídios de acordo com a legislação em vigor.

Os apoios sociais estão sujeitos a petição e consequente aprovação superior.

Área de formação
Ciências informáticas

Tipo de formação
EFA – Educação e Formação de Adultos

Local onde decorre a ação
Instalações da Tech4Skills

Período de realização da ação
A divulgar

Horário
A divulgar